10 de maio de 2011

Saúde - Os 10 mitos sobre alimentação

             



Se tentarmos fazer todas as dietas que chegam ao nosso conhecimento, certamente iremos desregular nosso organismo e não teremos o objetivo alançado. Existem muitos conceitos errados sobre como perder peso de forma saudável. Confiram alguns dos piores:

Mito 1: Não tomar café da manhã ajuda a perder peso. Errado, pois a digestão queima calorias, por isto os nutricionistas recomendam que comamos pouco e com freqüência.


Mito 2: A melhor forma de perder peso é uma dieta rigorosa. A perda rápida de peso provoca a queda do metabolismo, com isso o corpo queima calorias com menos eficiência, sendo provável que a pessoa recupere os quilos, logo que volta a comer normalmente.


Mito 3: Alimentos com baixo teor de gordura não engordam. Baixo teor de gordura não é sinônimo de baixo teor de calorias. Embora os alimentos com pouca gordura possam atingir o peso saudável, é a quantidade total de calorias consumidas que importa.


Mito 4: Comer tarde da noite faz engordar mais rápido. O momento que a pessoa se alimenta não tem efeito sobre o destino das calorias. Se fizer uma grande refeição noturna, mas não tiver exagerado nas calorias durante o dia, elas não se acumularão na cintura mais do que se você fizer a mesma refeição às 18 horas.


Mito 5: Alimentos ricos em amido engordam. A verdade é que alimentos ricos em carboidratos e amidos consumidos em quantidades moderadas satisfazem e fornecem energia a longo prazo. Um grama de carboidratos tem 4 calorias, comparando com 9 calorias em um grama de gordura. Mas tenha cuidado com alimentos gordurosos e cheios de amido, tipo biscoitos recheados, eles engordam muito.


Mito 6: Não misture proteínas e carboidratos. A idéia de manter proteínas e carboidratos separados contraria todas as regras de uma alimentação saudável. O complexo B presentes nos carboidratos ajudam o corpo a usar os aminoácidos das proteínas.


Mito 7: As gorduras devem ser evitadas a qualquer custo. A gordura contém muitas calorias, mas também é importante em uma dieta saudável, pois é uma fonte de vitaminas A, D, E, entretanto o consumo, é que não ultrapasse 11% da dieta da forma de gordura saturada, exemplo, manteiga e carne.


Mito 8: Azeite engorda menos do que manteiga. Os azeites não exercem efeitos nocivos a saúde em relação a manteiga, mas contêm as mesmas calorias.


Mito 9: Bebidas alcoólicas são benéficas à saúde. O vinho faz bem à saúde, mas o álcool é rico em calorias, uma taça de vinho branco doce possui 120 calorias. O consumo elevado de álcool está vinculado ao câncer de fígado, de boca, de esôfago e de mama.


Mito 10: Quase não como e, mesmo assim, não perco peso. O problema da maioria das pessoas é subestimar aquilo que ingerem. Esquecem o que “provaram” ao cozinhar, os drinques nas festas, o punhado de biscoitos enquanto assistiam televisão. Tudo isso somado, pode chegar a uma quantidade alta de calorias.

Fonte: SHVOONG


2 comentários:

  1. Juhh dicas poderosas, tem gente que acredita ainda nesses mitos e é bom saberem mais pra mudar seus hábitos, hábitos saudaveis são imprescindiveis para a boa vida! amei o post!

    beijinhus

    @tdescomplicar
    www.tentandodescomplicar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Juu legal as dicas sou super desligada com as comidas, vou comendo tudo sem pensar se faz bem ou não... sei que devo começar a me cuidar. Adorei
    beijão

    ResponderExcluir

Contato






PARCEIROS



INSTAGRAM