Um verão de tirar o chapéu... do armário





Com a proximidade do verão, o calor aumenta e as roupas leves pulam do armário para ganhar as ruas. Junto com elas vêm também os acessórios que complementam o look, e em alguns casos servem mais do que simples adereços. É o caso dos chapéus.

Esse secular elemento da moda surgiu ainda entre os povos primitivos, com a finalidade única de proteger a cabeça dos fenômenos climáticos, além disso era privilegio único dos homens que eram os responsáveis pela proteção das tribos e clãs. Com o passar do tempo os chapéus ganharam status de nobreza, caracterizando status social.


Muitas transformações ocorreram até chegarmos aos chapéus do século XXI, inclusive a aceitação do uso entre mulheres. No entanto, segundo historiadores essa conquista se deu muito mais por uma exigência, do que uma receptividade da sociedade.



Na Idade Média, a religião – e por consequência a sociedade em geral - impunha que as mulheres cobrissem seus cabelos, tal como ainda ocorre em alguns países atualmente. Na época, os chapéus muito se assemelhavam com os hábitos das Freitas, confeccionados de linho e caídos sobre os ombros, preso por faixas sobre o queixo e a testa.

Atualmente os chapéus – e todos os seus descendentes, como boinas, bonés e etc - ganham um lugar cativo nos outfits mais diferentes.

Um fato que me desperta curiosidade é aqui no nordeste, especialmente em João Pessoa, poucas são as pessoas que ousam usá-los fora do ambiente de praia – e eu, erroneamente me incluo nesse time, já que nem na praia uso chapéus-, talvez por costume ou cultura (ou falta dos mesmos). E aos poucos que usam resta a estranheza, o que é no mínimo incoerente, já que estamos numa das regiões mais quente do país. Vai entender!  

Imagens: Mol-Tagge Blog | Compra Acessórios | Hippie e Chicks



Juh Barreto

Apaixonada por Bytes e Bits, açaí e comida japonesa. Jornalista por amor, social media por função e blogueira por vocação. Quer continuar esse papo? Me manda um email: contato.tdm@gmail.com

7 comentários:

  1. eu tenho e acho lindo de mais ..amei suas dica amiga beijos


    http://rosanadicasfemininas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Acho um charme,mas não faz meu estilo...bjo

    ResponderExcluir
  3. SÃO caros nhe mais lindos eu adoro qria usar, mais pra mim nao fica bem HAUAHA :D

    LINDA AMEI AQUI SEGUINDO , ME SEGUI AI TU ME AJUDA CONSEGUIR MAIS ENTREVISTA

    beeijo
    http://estilloetendencias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi linda, seguindo seu blog,
    vc disse q nao me seguiu pq não achou onde seguia, é bem embaixo dos slides dos parceiros.
    qualquer coisa grita
    beijão
    http://meribriao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. JA ESTOU SEGUINDO FLOR
    ME AJUDA E ME SEGUE TB...

    WWW.MAKEPOPULAR.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  6. JA ESTOU SEGUINDO FLOR
    ME AJUDA E ME SEGUE TB...

    WWW.MAKEPOPULAR.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  7. Oie! Super verdade viu? Eu tenho um chapéu e sou louca por ele! Mas quando eu saio com ele as pessoas estranham e ficam me olhando de cara feia ou fazem piadinhas dizendo:"Nossa, aqui tá sol né?" Puff --' Mas enfim... Sou apaixonada por chapéus e já tô louca pra comprar outro pra usar nesse verão! Acho que vale super a pena! Sem contar que fica a coisa mais linda e fashion né? ;D
    Beijocas!
    Stéphanie do Ó

    ResponderExcluir