#DicaParaBlogs:Crie você mesmo um layout pro seu blog



Dedicado à Amandinha do Selo Feminino

Oie amores!!!

Como alguns de vocês já sabem toda a arte gráfica do TDM foi elaborada e criada por mim. Sempre fui muito curiosa para diversos assuntos relacionados à web, e desde muito cedo comecei a me aventurar entre os códigos e softwares. Fiz  dois cursos voltados para esta área (Adobe Designer e Web Designer), onde aprendi a usar os programas "certos" - ou os mais completos, podemos dizer -, além de um leque de possibilidades muito bacanas. Minha maior frustração porém, é não ter tempo para me aprofundar e praticar mais, afinal não trabalho com isto, a não ser aqui no blog ou em encomendas especiais.

Desde que o TDM entrou no ar, tenho recebido muitos recadinhos e emails, elogiando o layout e também com duvidas sobre elementos, gadgets e outras coisinhas mais que compõem o templates do Território de Meninas, as redes sociais e email-marketing que uso pra divulgar.

Uma dúvida que eu percebo ser geral refere-se aos templates. Não, eu ainda não sei criar um templates do zero. E isso pode parecer estranho já que crio sites, mas é que templates de blogs tem códigos distintos (ex. os códigos para o blogspot, não são iguais ao do wordpress, e visse e versa) ou seja, não é tão simples como parece. 

Então, como eu faço pra ter um templates exclusivo? Simples, eu customizo. Isso mesmo. Aquilo que a gente faz com uma calça jeans que já não nos agrada mais, e ai cortamos, criamos uma bermuda, colocamos taxinhas e etc... enfim, é isso que eu faço com os templates que uso.

O template TDM por exemplo é uma criação do ChicaBlogger e está disponível no site BTEMPLATES, porém teve seu layout todo repaginado, com a ajuda de dois programinhas que são mágicos e bastante usados (inclusive em agências de publicidades, gráficas): Adobe Photoshop e Adobe Illustrator (que alguns ainda preferem substituir pelo Corel Draw). Aprender a usar estes programinhas sem auxílio de cursos é um pouco mais complicado, porém nossos Tios Google e YouTube podem ajudar um bocado. Além disso você pode optar por outros programas mais acessíveis e intuitivos. 
Antes de usar o pacote da Adobe, usei muito o PhotoImpression e o PhotoFiltre, e já fazia milagres com eles.  Basta ter tempo, paciência e determinação em aprender, errando. Não tem jeito, como muita coisa na vida design gráfico e webdesign é prática e exercício.

Sugestão
Photo Filtre Studio, usei muito e por muiiiiiiiiiiiito tempo. Pra quem ainda sobrevive usa o Orkut também pode ter acesso às comunidades que dão dicas de como instalar, usar  e fazer efeitos legais usando o PFS... e etc.

Bom, como ainda não experimentei customizar nenhum layout do Wordpress, esse post fica valendo apenas para as meninas que usam o Blogspot. E ai, pronta pra fazer seu próprio layout? Vamos lá... vou tentar ser minuciosa na explicação e descrever como criava meus layout antes de fazer os cursos, ou seja, de forma bem iniciante que é pra não deixar dúvida. Mas caso haja alguma, é só comentar que eu respondo com todo o carinho da blogosfera (como diria a Jéh, do Hora Preciosa) rs.

PRIMEIRO PASSO

Inicialmente você precisa encontrar um modelo de templates que atenda suas necessidades. Além do BTEMPLATES, no Google você encontra outras opções. Hoje existem vários modelos de templates. Com 1, 2 ou 3 colunas laterais; com o recurso de "leia mais", onde somente uma parte do seu post é exibido na página principal; com colunas do lado esquerdo ou do lado direito; com slide de animação no top (como é o do TDM), enfim... opções não te faltaram.

Alguns conselhos:

- Respeite a autoria de criação. Não retire os créditos do desenvolvedor do templates. Isso  literalmente não é legal!
- Escolha templates que te dão maior espaço nos posts, no máximo com 2 colunas laterais (eu ainda prefiro os com 1 única coluna). Isso te possibilitará postar fotos maiores. Ninguém merece fotos que necessitam de lupa pra ver os detalhes.
- Se você ainda esta inseguro com os códigos HTML não escolha os com slide, já que para muda-los vai precisar fazer mais alterações nos códigos.
- Salve o endereço do site onde você conseguiu o template, caso precise salva-lo outra vez.

SEGUNDO PASSO

Você precisa identificar quais as imagens do layout. Geralmente são 3 na base: Topo, BG e Rodapé. Para identifica-las uso o navegador Mozilla. Abro o templates no Mozilla e com o mouse direito clico em "exibir imagem de fundo" (no caso do BG) ou "exibir imagem" (para o topo ou rodapé)
PS. Caso você esteja usando o Google Chrome ou o Explore, talvez não consiga salvar o BG.
Salve as imagens, e não altere os nomes dos arquivos.

TERCEIRO PASSO MUITO IMPORTANTE

Crie um blog de teste, faça upload do layout e faça todos os experimentos nele. Isso evitará danos ao seu blog atual. 

QUARTO PASSO

No programa de edição, abra as imagens que você salvou, e em "salve com" salve a foto com um outro nome (cuidado pra não salvar por cima da original). Crie o seu layout em cima da nova imagem. Você pode fazer um fundo branco pra começar do zero. O importante é seguir o tamanho do arquivo.
Faça isso pro topo, BG (que é o que vai aparecer no corpo do blog) e pro rodapé. Salve todas as suas criações em PNG ou JPG.
Faça upload das imagens para o blogspot, como se fosse coloca-las num post. Na aba HTML, copie os endereços (url) para um bloco de notas (também serve um doc. do Word) ou deixe a página aberta. 

QUINTO PASSO 

No painel de controle do blog teste, vá até a parte de edição de HTML e clique "Ctrl+F" (e memorize esse atalho ele vai te salvar em várias situações). No espaço de busca digite o nome das imagens originais do layout. Geralmente elas estão entre aspas e começaram com http e terminaram com .jpg ou .png. Selecione todo o endereço da imagem (pra se certificar, você pode até copiar esse endereço no seu navegador e ver se é mesmo essa imagem que deseja alterar) e substitua pelo endereço da imagem que você criou e hospedou no blogspot. O mesmo vai fazer pro topo, BG e rodapé. Feito isso... salve e visualize o resultado.

Com a mesma técnica você pode alterar as imagens do BG do post e ícones como os que ficando nos títulos, nos comentários e etc.

Vendo esse post GIGANTE parece complicado... mas acredite: não é! Tire uma tarde para se aventurar. Não queira acertar na primeira vez. Errou? Faça de novo e de novo, se preciso. Criei vários layouts até chegar ao que você mais gostar. Espero ter ajudado um tiquinho. rsrs


Mas se não tiver muita paciência para grandes experimentos, entre em contato com o contato.tdm@gmail.com e eu posso te dar uma mãozinha, criando um layout lindo e exclusivo pra você. 





Juh Barreto

Apaixonada por Bytes e Bits, açaí e comida japonesa. Jornalista por amor, social media por função e blogueira por vocação. Quer continuar esse papo? Me manda um email: contato.tdm@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário