Seda e Sempre Livre - Blogs x Marcas



"Formadora de opinião, eu???"

Com a proliferação – e em alguns casos, até profissionalização - de blogs na internet, todo e qualquer usuário conectado à rede tornou-se um potencial produtor de conteúdo, desarticulando a hierarquia da comunicação, que antes era de um para todos.  Com essas mudanças empresas e marcas passaram a enxergar nos blogs uma nova alternativa de marketing, bem mais segmentada e consequentemente, mais envolvente.

Pessoas comuns deixaram de ser simples consumidoras e ganharam status de formadores de opinião, tornando-se embaixadores de grandes, médias e pequenas empresas. Mas em que, de fato, se consiste essa parceria (se assim podemos chamar)?

Quando iniciei o Território de Meninas, em 2009, jamais imaginei que poderia conquistar tal importância, e "comercializar" o espaço do blog jamais passou pela minha cabeça. Tudo bem que o cenário daquela época era outro, existiam pouquíssimo blogs femininos – algo bem diferente da atual situação – e os que existiam ainda não haviam se tornado "webcelebridades".  

Talvez por ter começado nessa vibe de “blogar por prazer” nunca havia me atentado a propor parcerias. Até que fui surpreendida. Primeiro com um contato da Johnson & Jonhson´s, que em 2009, me convidou – na condição de blogueira – a participar de uma ação da Sempre Livre. Um projeto fantástico, que percorre algumas regiões do Brasil levando um momento de sonho dentro de uma carreta, onde maquiadores e uma equipe de moças e rapazes lindos, simpáticos e felizes, com o lema "apaixone-se por você", proporcionam a mulheres, de todas as idades e classes sociais uma oportunidade de redescobrir-se, através de uma cuidadosa maquiagem e uma luxuosa seção de fotos num cenário de TOP.

O projeto é simplesmente lindo, e participar dele, me rendeu mais do que uma sacola com alguns produtos da marca, me proporcionou uma mudança interior, de fato, um redescobrimento. Voltei para casa diferente, e fiz - no meu antigo blog - um post  super empolgado. Por que foi assim que a experiência me deixou: feliz! 

(Aliás, foi através da Carreta Sempre Livre, que comecei a me apaixonar por maquiagem e assim nasceu o Território de Meninas)




Este ano, já com o TDM, mais uma vez fui surpreendida com um contato. Agora a SEDA, através da fofíssima Ana Paula Passareli, entrou em contato comigo, pediu meu endereço e me enviou lindíssimas caixinhas. A primeira em Junho, com a linha Seda Cocriações, e junto com ela um dossiê sobre o uso indevido do sal nos produtos de cuidado com os cabelos. 




E a segunda caixa, mais recentemente, com um montão de produtos da linha Pró-Natural, e mais uma Ecobag, que encaixa no carrinho do supermercado. Uma ideia super interessante em tempos de conscientização ambiental. 



Nas cartinhas que acompanhavam ambas as caixinhas, a SEDA teve o cuidado de personalizar com meu nome, e enaltecer o trabalho das blogueiras enquanto formadoras de opinião. Um carinho e um cuidado fantástico!

Antes mesmo de experimentar os produtos, já me senti lisonjeada pelo contato, e certamente já postaria aqui – como estou fazendo agora – para elogiar o respeito e o carinho com que a marca me contactou.

É muito legal saber que um trabalho feito com tanto carinho e cuidado – como sempre foram todos os meus blogs - é lido, reconhecido e agraciado, seja com simples presentes ou ilustres comentários. Estaria louca se achasse diferente.

Mas e quanto aos produtos? Por tê-los recebido terei, por obrigação que virar embaixadora e tecerei mil elogios a eles? Será que era isso que as empresas esperam de um parceiro?

Bom, como disse, essas parcerias são novidade pra mim, mas na minha – humilde – concepção não é assim que funciona, até porque para as empresas é importante saber como os usuários lidam com seus produtos, e caso haja necessidade realize mudanças. Não foi o caso da Seda, nem da Sempre Livre. Mas é importante que nós - blogueiras- saibamos que a nossa sincera opinião vale muito mais para as empresas, mas principalmente para os nossos leitores, que confiam naquilo que leem.

Juh Barreto

Apaixonada por Bytes e Bits, açaí e comida japonesa. Jornalista por amor, social media por função e blogueira por vocação. Quer continuar esse papo? Me manda um email: contato.tdm@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário