10 de abril de 2014

MÉRCIA REIS "CANDY" do blog TRECHY TEEN


Se tem uma coisa que eu detesto em mim é essa minha total falta de talento pra administrar todos os meus projetos ao mesmo tempo, quando eu foco numa coisa acabo deixando todas as outras de lado e isso acaba se tornando um problema por que acabo negligenciando um monte de coisas bacanas, como o TDM por exemplo. Esses dias, fuçando minha caixa de mensagens do Facebook encontrei uma entrevista que havia feito com a Mércia Reis, a Candy, do blog Trechy Teen em (pasmem!) setembro de 2012. E essa entrevista simplesmente NUNCA foi ao ar... Na época eu no mínimo me atrapalhei com a correria da faculdade, fui adiando, adiando e coitada da entrevista foi caindo no limbo.

Mas como sempre é tempo de se redimir... cá estou eu! Gostaria de primeiro pedir desculpas a Candy pela minha trapalhice aguda, e agradece-la pelo carinho da entrevista que foi super legal.

Pode ser que depois de 1 ano e 7 meses algumas coisas tenham mudado para Candy, mas ainda assim acho que a entrevista continua super interessante, já que essa paraibana é sem dúvida uma grande inspiração pra nós.

Mércia Reis, virtualmente conhecida como Candy Reis, nasceu em Campina Grande e na época da entrevista tinha 18 aninhos, e estava acabando de terminar o ensino médio. Hoje aos 20 aninhos, recém completados (04.04) ela se divide entre seu trabalho no Mc Donald e a vida de ilustradora de uma revista , vlogueira e responsável por um dos blogs mais fofos da blogosfera, o Trechy Teen.



TDM - Como é que surgiu esse seu codinome/nick: Candy?

Candy - Eu criei no tempo que eu não curtia muito meu nome e precisava ao mesmo tempo ter um personagem para me soltar mais, então peguei a palavra doce em inglês, vi no nome de uma cantora e gostei.

TDM - Qual foi a motivação que te levou a criar o Trechy Teen? Você teve alguma grande inspiração?

Candy -  Eu criei meu primeiro blog na brincadeira e depois fui modelando ele até surgir o TT, criei porque eu tinha cansado de tentar me aproximar nos blogs que já estavam a um bom tempo e não davam ao menos um oi, e também vi que várias pessoas não sabiam cuidar do design de seus blogs, então quis inovar e criar um espaço onde todos eram aceitos, se divertissem e aprendessem algo. Na época minha Inspiração era o Just Lia.

TDM - Onde aprendeu tantas coisas sobre designer, tutoriais de blog, ao ponto de passar esse conhecimento para outras blogueiras? Participou de algum curso anteriormente?

Candy - Não, infelizmente não fiz curso, aprendi tudo em outros blogs de tutoriais online, o que eu ia aprendendo testava no meu e assim passava para meus leitores, foi assim que fui evoluindo também.

TDM - E como surgiu a paixão pela ilustração?  Como é o processo de criação e quais programas usa?

Ah, eu já desenho desde pequena, meus cadernos antigos ficavam cheios de historias loucas que eu inventava, nada muito bem feito. Depois do blog abri minha visão, conheci ilustradores e vi que dava para passar minha habilidade para o computador, então treinei bastante e hoje já desenho bem melhor. Utilizo o programa Inkscape, ele é bem simples, inclusive fiz um guia dele no meu blog. Tem ilustradores que fazem o desenho no papel e terminam no computador, já eu faço tudo em programas mesmo.


TDM- Perguntinha de curiosa: você trabalha com o mouse? não né? rsrs. Porque  pra mim já é difícil desenhar  num papel com caneta, quiça com o mouse, n sairia nada nem no paint =x rs

Candy - Haha, sim faço com o mouse, é meio estranho nem eu sei como consigo, mas é a prática mesmo, eu nem percebo como os desenhos saem, quando eu vejo já fiz e até que fica legal. A ferramenta que eu uso do inkscape é mais fácil (caneta bézier), eu faço traços e vou moldando até que fiquem no formato desejado.

TDM- NOoooooooooooooossa fiquei mais fã ainda... ganhu meu respeito ahuahuahuahauha

Candy -  LOL auahuahsuahsuahs



TDM - Manter um blog na internet não é fácil, principalmente quando se faz tudo sozinha. Como funciona no TT, você tem alguma rotina de produção pra mante-lo sempre atualizado?

Candy - Eu não acho tão difícil, a não ser que você trabalhe offline ou estude. Faço por diversão, eu não acordo cedinho, mas tento levar como um trabalho mesmo, tipo tentar publicar coisas úteis que a galera curta e tento fugir dos assuntos vazios, coisas nada a ver sabe? . Mas se você curte nem percebe o esforço.

TDM  - E é você que faz tudo no blog sozinha? Acha que fato de ajudar outras blogueiras colaborou com o crescimento do blog? 

Candy - Sim, faço tudo lá sozinha. E os tutoriais ajudaram sim, apesar de nem sempre poder atender todas as solicitações, pela questão do tempo e também porque é muita gente, se não eu ficaria louca haha.
Mas o crescimento do TT deve muito aos leitores.

TDM - Qual a média de acessos que o TT costuma alcançar? E dá pra perceber uma faixa etária que mais acompanha o TT?

Candy - Antes de umas "coisinhas fofas" que aconteceram o blog ia nas duas mil visitas, mas como tive que começar do zero, em fevereiro deste ano (2012), ele está com mais de 700 por dia. A faixa etária dos leitores é de 13 a 24 anos mais ou menos.

TDM - Mais uma pergunta de curiosa: O que foram essas "coisinhas fofas" que te fizeram recomeçar o blog do zero?

Candy - O Blog foi '' roubado '' e excluido. LOL. Foi meio tenso mas, fazer o que né? Quem está na internet corre esse risco, pior ainda quando você confia demais nas pessoas o que foi o meu caso na época.


TDM - O conteúdo textual do blog também é elaborado por você? Onde costuma garimpar suas pautas? Já pensou em cursar jornalismo? (super leva jeito!)

Candy - Sim sou eu quem elabora os posts, os assuntos na verdade vem em mente e se eu acho bacana, publico. Por um tempo pensei em fazer jornalismo, mas não sei, acho que eu gosto de viver com as cores mesmo.

TDM -  O blog já te dá algum tipo de rendimento? Se sim, como?

Candy - Não, por enquanto eu não fui atrás disso ainda, acho que quando você está com algo realmente legal, bem produzido ai sim pode tentar faturar, no meu caso se surgirem propostas legais, eu vejo claro, mas prefiro deixar o espaço legal e mais profissional antes.


TDM - É verdade que, recentemente, você foi convidada a integrar a equipe da revista Yes Teen, que é produzida em São Paulo, como surgiu o convite e como tem sido esse trabalho?

Candy - Sim, nossa estou feliz pra caramba com isso, até porque eles colocaram tanta confiança no que eu faço, sabe? A editora online da revista falou comigo e logo depois sugiram propostas para entrevista e trabalhos de ilustrações para a revista. Tem sido ótimo, eu vou poder crescer nisso e é uma meta realizada, inexplicável.

TDM - E ai... Campina Grande vai ficar pequena para essa nova grande ilustradora?

hahaha, magina, tem muito ilustradores incríveis aqui , uns tentando seu sonho e outros tirando os desenhos da gaveta ainda. Tem espaço para todos 

TDM - E como fica essa relação com a revista? Virtualmente?

É, por enquanto sim, quem trabalha como ilustrador, designer tem essa ''liberdade'' para fazer a maioria das coisas em casa.

TDM - Pra encerrar... se você pudesse dar um toque pra quem ainda tá começando a usar a internet pra produzir conteúdo, blogar... qual seriam as suas dicas ou conselhos?

Candy - Busque a opção que mais combina com suas habilidades e o mais importante, que faça você se divertir, pode ser um vlog, uma pagina no Facebook ou ate mesmo um blog, o importante é você gostar de fazer. Hoje temos muitas coisas repetidas na internet, então o que é original e feito com naturalidade ganha espaço rapidamente.

Pra saber mais da Candy, acesse:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato






PARCEIROS



INSTAGRAM