23 de setembro de 2014

#DicaParaBlogs: 4 dicas para recuperar a motivação de blogar


Eu acho que nunca contei aqui no blog, mas eu tenho uma lista de links de outros blogs numa planilha tipo do Excell,  no Google Drive.  É que como eu sou viciada em ler blogs, sempre lotava minha barra de favoritos ou anotava o endereço em algum lugar e acabava perdendo. Até que encontrei no Google Drive a solução para a maioria dos meus problemas, agora tudo é motivo pra listas e anotações.#aloka rsrs

Mas vamos voltar ao post... depois conto mais pra vocês sobre como organizar suas listas e ideias na nuvem.

Hoje eu vim falar de algo que tenho percebido bastante quando resolvo separar um tempo para visitar os blogs que tenho listado. Gente, é impressionante a quantidade de blogs que surgem todos os dias, mas mais impressionante ainda é o número de blogs que são abandonados com poucos meses de existência. É surreal!!!

E as explicações são as mais diversas, mas na grande maioria o que "pega" é a motivação para fazer novos posts. E isso não é privilégio de blogueiras novatas, nós (velhas de guerra) também passamos por momentos de total desanimo, em que as ideias parecem ter tirado férias. 

Se você já passou ou está passando por um momento como este, calma! respira 3 vezes e vem comigo descobrir 5 atitudes que podem dar um gás nesse ânimo!!!

1 - Saiba onde você quer chegar

Por que você tem um blog? Onde você pretende chegar com o seu blog? É um passa tempo? É um projeto de trabalho? Defina qual a sua razão de blogar e estipule metas. Se por acaso você deseja que o seu blog cresça e se torne uma fonte de renda, trace um plano de ação, detalhando o que você precisa fazer para chegar aonde deseja e mãos a obra.
Uma dica bacana é observar o início dos blogs de referência, separe um tempinho e volte nos arquivos destes blogs. Perceba no que eles evoluíram, o que eles mudaram com o tempo, e o que pode ser bacana para o seu projeto. Não estou falando em copiar, mas em se inspirar nos trabalhos que deram certo. Eles tem muito a nos ensinar!
Outra coisa: já experimentou colocar no papel quais são as suas principais metas ou sonhos enquanto blogueira??? Tenta! E sempre que bater o desanimo leia em voz alta 3 vezes. Isso te dará um 

2 - Faça contatos

Blogar sozinha é um saco!!! É como falar pras paredes. Crie uma rede de contatos, participe de grupos, não apenas para divulgar seus posts, mas para interagir com outras blogueiras. Esse contato além de muito gostoso (você pode encontrar uma grande amiga, no meio do caminho) como gera uma rede de contatos, com novas potenciais leitoras.

3 - Espante todo e qualquer fantasma de desânimo

Já dizia Obama: "Yes, we can!!!". Sim, todos nós somos capazes. Não desanime se o seu primeiro ou décimo post não teve a visualização que você almejava ou se ninguém comentou aquele vídeo bacana que você postou no Youtube. Nenhum prédio começa pela cobertura. Toda a escalada precisa começar de baixo, mas a vista do alto é sempre muito gratificante. Leia um livro motivacional, ouça uma música que te deixe pra cima, sacode a poeira e vamô blogar, fia!

4 - Mexa-se e produza!

Não existe segredo, nem fórmula mágica os melhores blogs são sempre os de "melhor" conteúdo. E quando digo melhor entre aspas, é porque isso vai depender do seu público alvo (pra quem você escreve), as vezes o melhor conteúdo pra mim não seja o que mais agrada a vocês e vice e versa. Mas, independente do conteúdo  a ser abordado no seu blog (look do dia, maquiagem, livros), se ele for bem feito sempre interessará a alguém. E como produzir bom conteúdo??? Praticando!!!
Leia e escreva sempre. Leia e escreva muito. Nada é mais motivador do que não saber por onde começar. 




Instagram  |  Fanpage  |  YouTube  |  Sua Opinião

10 comentários:

  1. Respostas
    1. Ohhh Amanda, que bom que vc curtiu!!!
      Muito obrigada pelo carinho do seu comentário, espero que as dicas tenha sido úteis. beijocas
      Juh Barreto

      Excluir
  2. Faltou o 5 hua hua hua hua muito boas as dicas, os grupos de divulgação tem um serio problema: as moças só vão lá pra divulgar, nem olham os posts que tem lá... e isso e realmente trite...
    http://girlstyle11.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isadora o erro foi proposital para ver quem realmente leria o post. #SQN ahuahauhauhauahu
      Realmente comecei pensando numa coisa que terminou em outra. Valeu pela observação, já corrigi!!!
      E sim é triste e patético o que se tornaram os grupos do Facebook...é um festival de links sem o menor sentido. :( Uma pena!!!
      Beijocas e mais uma vez, obrigada!!!
      Juh

      Excluir
  3. Ótimas dicas! Estou voltando de umas "férias" que minha criatividade decidiu tirar, sem antes me avisar, e estou com muitos planos em mãos e papeis! Engraçado como as blogueiras sabem mas esquecem que: ESCREVER é a melhor coisa a de fazer! Se escrevemos para internet, por que não escrever no papel também?! Listas e mais listas! Hahahaha
    Beijos :*
    http://1stmeninaperdida.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahuahau sou dessas também Laysa!!!
      Tenho uma agenda onde anoto minhas ideias, afinal, são tantas coisas no dia a dia que a nossa mente parece não dar conta, né???
      Adorei receber sua visita e comentário :)
      Muito obrigada pela atenção.
      beijocas Juh

      Excluir
  4. Quando fico desanimada não tem nem jeito, mesmo que já tenha alguma ideia anotada eu acho tudo ruim! O bom, é que todas as vezes depois de um tempo passou!
    Beijos
    http://teenworld23.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Sabrina esse período de "crise" é comum a todos nós, o melhor nessa hora é descansar a mente, fazer aquilo que nós faz bem, ver coisas que tragam a nossa criatividade de volta! Beijos e obrigada por sua colaboração preciosa aos comentários.
      Juh

      Excluir
  5. Obrigada pelas dicas, Ju! Tem dias que o desânimo bate pra valer...
    Fiquei super curiosa pra saber como você faz listas na nuvem. Sempre favorito blogs ou anoto em algum lugar e perco!

    Beijos e até a próxima! =)

    http://fofocasliterarias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juuuuuuuuuuuuuuuuuu linda!!! Pode deixar que eu vou fazer um vídeo explicando como organizo meus links e anotações em geral!!!
      E mais uma vez obrigada pelo seu carinho.
      Beijuuuuuuuuuuuuuuuus

      Excluir

Contato






PARCEIROS



INSTAGRAM