28 de setembro de 2014

Blogueira x JABÁ | Nem tudo que reluz é ouro


Há um tempo atrás navegando num blog de uma amiga me deparei com um comentário hilário que me chamou atenção. A pessoa insinuava que, devido a postagem se referir ao lançamento de um determinado perfume, a blogueira estaria se rendendo aos jabás e que isso se caracterizava em uma "coisa feia" (sic).  

Embora em alguns lugares Jabá também seja o nome de uma carne-seca, no meio publicitário o termo "Jabá" e segundo o dicionario informal, significa: propaganda oportunista que se faz sobre algum produto ou serviço comercial de forma espontânea, mas em momento inadequado. 

Mas valendo-se desta discrição, pera lá... vamos esclarecer alguns pontos: 

1. Não é por que algumas blogueiras, ao conquistarem status de "formadoras de opinião", fazem ERRONEAMENTE propagandas veladas, ou seja não identificadas, em troca de algum benefício ou pagamento - vulgo, jabá - que todas as demais postagens referentes a um determinado produto ou marca também serão necessariamente publicidades ocultas. Se você já acompanha blogueira A ou B reconhecerá fácil quando um post forçar a barra, e logo perceberá que trata-se de publicidade não descriminada (o que é um erro!)

2. Conteúdos publicitários não são novidade na comunicação. Não é de hoje que revistas, jornais e tantos outros meios de comunicação fazem uso deste recurso. E, desde que feito com transparência, não há nada de "feio" nisso. 

3. Opinião não se vende ou pelo menos, não deveria ser vendida. Não se pode confundir opinião com publicidade, dizer que gosta de shampoo W ou exaltar a maravilhosa fragrância do perfume Z, só pra garantir o brindezinho no final do mês, ainda que essa não seja  a sua real opinião é além de mentiroso, desonesto com os leitores. 

4. Leia quem merece ser lido! Como mencionei anteriormente se você conhece e acompanha uma blogueira há algum tempo logo vai perceber qual o grau de credibilidade que ela possui. E ai, cabe a você - enquanto leitor- continuar ou não confiando no que ela diz. Fiquem de olho!!!


Instagram  |  Fanpage  |  YouTube  |  Sua Opinião

2 comentários:

  1. Concordo com você, Ju! Eu sigo quem merece ser seguido. Presentinho e parcerias muitas vezes só dão dor de cabeça. Adianta ganhar presentinho de marca ruim? Nem você, nem seus seguidores vão querer usar... Adianta fazer parceria com editora que te obriga a fazer resenha favorável aos livros? Eu acredito que não. A minha opinião não tem preço, falo o que realmente penso sobre as obras que apresento no blog e muitas vezes isso não é favorável às editoras, mas tenho a consciência limpa.
    Falei demais, né? Como boa advogada, adoro debater assuntos polêmicos (respeitando opiniões divergentes, claro).
    Um beijão e, mais uma vez, parabéns pela qualidade do blog e das postagens!

    http://fofocasliterarias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei, Ju! E concordo com tudo que você escreveu!
    Amei o seu blog!! Sucesso pra você.

    Beijão =**
    www.rebastos.com.br

    ResponderExcluir

Contato






PARCEIROS



INSTAGRAM