#DicaParaBlogs: como divulgar o seu blog sem SDV














Todo blog comunica alguma coisa e toda comunicação é feita para alguém, certo? 
Se você concorda com a questão acima certamente também deve está se perguntando qual o sentido dessa febre de SDV (segue de volta). 

A prática virou  tão comum nos espaços de interação que  pouco se vê diálogos reais em comentários deixados nos blogs, grupos ou murais das redes sociais. Porque geralmente quem adere essa tendência são pessoas também interessadas unicamente em alcançar números, e que provavelmente nunca se tornarão leitoras assíduo do blog que seguem ou dizem curtir.

Então no que consiste essa troca desenfreada de likes/seguidores se no final o que restam são só leitores fantasmas?

Pensando nisso  que separei 5 dicas que podem nos ajudar a divulgar de forma criativa os nossos blogs, sem que pra isso tenhamos que cair no erro dos caçadores de leitores fantasmas. 

1 - Conheça quem é o seu público.

Não adianta querer falar pra todos os usuários da internet, porque é muitaaaaaaaa gente e você nunca vai conseguir agradar 100% a todos, afinal somos todos diferentes. Por isso é importante que você saiba quem é o público do seu blog e fale diretamente com ele, de forma personalizada. Nesse conhecimento inclui saber a faixa etária, quais os principais interesse desse público.

2. Mostre-se!


Participar de encontrinhos de blogueiras é sempre muito interessante, por que lá podemos conhecer pessoas novas, fazer amizades e também conquistar novos leitores. Então, sempre que for convidado a participar de um evento como este (ou qualquer outro que tenha a presença do seu público alvo) distribua cartões com o endereço do seu blog e os seus contatos.
Caso na sua cidade não tenha eventos do tipo, promova você mesma. Busque na internet blogueiras que morem próximas a você e marque de encontra-las num shopping ou qualquer outro lugar interessante da sua cidade. Criar um grupo no whatsapp ou no Facebook é uma dica extra que pode ajudar bastante nesse contato.


3. Faça boas parcerias.

Não sei quem foi que inventou a história de que compartilhar conteúdo alheio é perder leitores. Se você acreditava nisso até agora, desencana!!! Quanto mais laços você fizer na internet mais ramificações terá a sua rede de amigos/leitores.
Faça parceria entre blogueiras.
Divulgue banners ou crie um blogroll (lista de blogs que você curte) visível no seu layout. Escreva posts usando como gancho posts publicados por suas parcerias, exemplo: "Vendo o post da Juh do Território de Meninas achei legal tal coisa...".  E incentive as suas blogueiras parceiras a fazer o mesmo, todas sairão ganhando!

4. Saiba como encontrar os seus leitores.

Realize ações em que os leitores preencham formulários com suas redes sociais e endereço de e-mail. E pergunte, isso é muito importante, se eles desejam continuar recebendo novidades e notificações para novos sorteios através. Os que responderem que sim formaram o que as agencias de comunicação chamam de "mailling", que seria o seu cadastro de contatos dos leitores. Use esse mailling para divulgar as novidades do seu blog e manter seus leitores informados.

Bom por enquanto é isso... espero que tenha ajudado a vocês. Qualquer dúvida ou sugestão para novos posts é só deixar nos comentários.

Você tem outras formas de divulgar seu blog??? COMPARTILHA CONOSCO!!!

Juh Barreto

Apaixonada por Bytes e Bits, açaí e comida japonesa. Jornalista por amor, social media por função e blogueira por vocação. Quer continuar esse papo? Me manda um email: contato.tdm@gmail.com

Um comentário:

  1. eu queria fazer um encontrinho aqui na minha cidade mas acho que aqui só tem eu de blogueira :(
    http://girlstyle11.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir