26 de outubro de 2014

#DicaParaBlogs: Por que empresas se interessam por blogs?


Com a popularização da internet e o acesso à tecnologia, muitas marcas e empresas encontraram na WEB um espaço para divulgar, de forma direta e (em alguns casos) mais barata seus produtos e serviços.

Como num jogo de tardos, para que as marcas atinjam diretamente seu público é preciso que a mensagem/publicidade seja "lançada" diretamente no alvo. Isso possibilita não apenas melhores resultados, como um menor custo para execução.  Foi nesse momento em que os blogs, que até pouco tempo eram tidos como meros diários virtuais, ganharam relevância e status de formadores de opinião. 

Para as empresas é muito mais fácil atingir seu público alvo quando o veículo de propagação é focal, direto. Ou seja, uma publicidade exibida na televisão chega à milhares de pessoas, mas na maioria das vezes nem todas essas pessoas serão consumidoras daquela determinada publicidade. Então o trabalho acaba se tornando caro (muito caro, se tratando de tv) e pouco efetivo.

Nos blogs, de acordo com os temas abordados, as empresas encontram potenciais consumidores específicos para o seu produto. E muitas vezes não precisam investir muito para veicular suas propagandas. Já que a depender dos blogs, especialmente os menores, essa parceria pode se dar através de permuta (troca de produtos por publicidade) ou cachês não muito altos.  

Em outros casos, quando os blogs são mais conhecidos esses cachês podem até chegar a valores maiores, mas quando comparados ao retorno que é obtido e outras formas de publicidade (como a tv, que citamos anteriormente) ainda assim continuam sendo mais lucrativo para as empresas.

Alguns exemplos de publicidade em blog:

- Publipost : Publicações promocionais, mas sem perder a pessoalidade do discurso, que visam destacar as qualidades de um produto ou novo lançamento. Podem ser produzidos através de release, elaborados pela empresa e, em alguns casos, conter a opinião dos blogueiras, na maioria das vezes positiva. Estas devem ser sempre bem sinalizadas.

- Resenha de Produtos: Publicações através de texto e fotos ou em formato de vídeo, com experiências e opinião (positivas ou negativas, espera-se!) do blogueiro sobre determinado produto ou serviço.

- Banners: Divulgação através de banners fixos no layout do blog.



Instagram  |  Fanpage  |  YouTube  |  Sua Opinião

3 comentários:

  1. adorei o post, blog tem muito pra crescer ainda nesse meio 'comercial' espero que não perca a essência.

    www.oquefaltou.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é uma das minhas maiores preocupações Ed!!!
      Quando algo passa a se profissionalizar muito, perde não só a essência, como a graça tb!!!
      beijos e obrigada pela visitinha sempre tão querida.

      Excluir
  2. Adoro esse posts que ajudam as outras Blogueiras, as vezes duvidas que agente nem sabia que existia, aparecem lendo o posts e a resposta já está ali.

    Obrigado, Juh!

    ResponderExcluir

Contato






PARCEIROS



INSTAGRAM