TAG - Profissão Blogueira

Como tudo começou?... por que ser blogueira?... quais os meus sonhos para o futuro? Essas e outras perguntinhas foram respondidas em uma tag muito bacana, que acabou virando uma entrevista muito legal, especialmente para que a gente possa se conhecer melhor. Vem conferir!


Nome: Juliny Barreto
Idade: 32 anos (com carinnha e sonhos de 17)
Profissão/Atividade: Sou jornalista por formação e atualmente trabalho como social media e redatora numa agência de criações para web.
Como e quando surgiu o blog? Já tive diversos blogs, desde que a blogosfera começou a dar seus primeiros passos no Brasil, no início dos anos 2000. O JB no entanto foi resultado da junção de dois desses blogs: o Território de Meninas, criado em 2009 e que trata do universo feminino e o Pré Jornalismo, criado no ano seguinte quando ingressei na faculdade de Jornalismo e sentia falta de um espaço para compartilhar minhas pesquisas e opiniões sobre o mundo da comunicação e cultura digital. Sem muito tempo para manter os dois espaços atualizados resolvi unificar e batizar com o meu nome. Por isso que o JB me representa tão bem, já que essa sou eu... nem tão fútil, nem tão séria. 
Qual o tema principal do blog? Demorei um pouco até encontrar uma definição específica, mas acredito que "estilo de vida" seja a que melhor se encaixa. Compartilho assuntos relevantes do meu dia a dia, temas que atraem minha atenção e que possam ajudar outras pessoas.
Qual foi a maior dificuldade no início do blog? Sem pensar muito para responder: o tempo! Encontrar tempo para produzir sempre foi uma grande dificuldade. Já que minha mente é uma usina incansável de ideias, mas desde o início do blog eu sempre preci$ei dividir meu tempo como outras atividades, além de ser universitária, filha, cristã e depois esposa, dona de casa... enfim, até hoje preciso me desdobrar para conseguir fazer o meu melhor. 
Desenvolve o blog sozinha ou tem alguma ajuda, no layout, na criação de conteúdo? Caso tenha colaboradores, quem são e quais são as suas contribuições para o blog? Existem critérios para participar do blog? Quais? No desenvolvimento de layout sempre fui sozinha (e sou até hoje!), já para a criação de conteúdo, no início, já tive alguns colaboradores mas nunca deu muito certo. Por que as pessoas tomavam gosto pela coisa e acabavam saindo para criar seus próprios blogs, o que foi ótimo, por que o Território de Meninas (como era chamado o blog anteriormente) acabou sendo uma escola para muita gente. E os critérios para a escolha era a qualidade do texto e a disponibilidade das pessoas em produzir.
Quanto tempo da semana se dedica ao blog? Tento fazer um pouco a cada dia, de 2 a 3 horas. Nem sempre consigo, mas especialmente a noite ou nos finais de semana dou um gás maior para tentar manter sempre atualizado. É um desafio!
O blog é a sua atividade principal? Se não, como consegue conciliar o blog com as demais atividades?  AINDA NÃO! Mas espero que um dia seja. Faço o meu melhor, nem sempre consigo conciliar de forma satisfatória com relação ao blog, infelizmente ele sempre vem em segundo plano, já que são minhas outras atividades as que pagam minhas contas. Mas eu amo o que faço e faço com prazer, então acaba tudo dando certo no final.
Quais são suas perspectivas para o blog? Ainda têm muitos projetos a concretizar junto ao blog? Minhas perspectivas são as melhores, e sim, tenho muitossssssssssss projetos a realizar. Aliás, apesar dos 6 anos de blog, acredito que ainda estou no início da caminhada, ainda há muito o que aprender e fazer. Quero consolidar minha marca na comunicação do meu estado, quero poder ajudar mais e mais pessoas através das minhas experiências e conquistar a parceria e o respeito de parceiros para conseguir me dedicar integralmente e fazer o que eu mais amo, através desse espaço.
Se considera um(a) formadora de opinião? Com toda humildade que há no meu coração: sim! Sempre ouço depoimentos de pessoas que vem até a mim agradecer e dizer que de alguma forma eu as ajudei, seja com uma dica simples ou com uma inspiração de mudança. E isso não tem preço, é com certeza a força motriz pra que eu continue sonhando, acreditando e fazendo o meu melhor.
Considera-se uma personalidade da internet? Sim e não! rsrs. Me considero uma personalidade no sentido de fazer parte dessa revolução, de estar inserida nesse movimento. O que é bem diferente de ser uma celebridade. Isso eu ainda não sou, mas ficarei feliz se chegar a ser, já que ensaio o meu autografo desde os 10 anos de idade. rsrsrs 
Como é a sua relação com as leitoras? Você costuma responder comentários e emails?
Simmmmmm!!! Na realidade ás vezes deixo TOTALMENTE SEM QUERER passar um ou outro, mas sempre que percebo a falha vou lá e respondo, ainda que já tenha passado anos de atraso. Acho essa troca uma das coisas mais legais da internet, já fiz muitos amigos através dessa interação. 
Já passou por alguma situação constrangedora ou engraçada devido ao assédio dos leitores (fãs)?
Constrangedora não, mas já fui parada na rua aos berros por uma menina que gritava meu nome e quando chegou perto de mim (e eu não a reconheci) ela disse: você não me conhece, mas eu acompanho seu blog. Quase choro! Achei fofo!
Como é a sua relação com as empresas parceiras?  Tem autonomia para expor sua opinião sobre os produtos ao qual resenha? Ainda não tenho muitas parcerias para fazer resenhas, até por que comecei a "comercializar" o meu espaço a pouco tempo, mas acho que a autonomia é essencial e inegociável, quando envolver opinião sempre darei a minha, mais do que algo que aprendi nos bancos da universidade isso faz parte do meu caráter e personalidade.  
E com a comunidade de blogueiros, como é sua relação com outros produtores de conteúdo? Eu participo de uma comunidade de blogueiras, a BLOGirls, a qual fundei há 5 anos justamente com o intuito de melhor me relacionar com outros blogs. Adoro conhecer pessoas, amo fazer amigos e a comunidade blogueira tem muita gente bacana.
Já pensou em algum dia desistir da “vida de blogueira"? Se sim, por que? Não e sim, já pensei em desistir no nicho de blogs femininos, por acreditar que algumas coisas fugiam da minha personalidade, mas nunca desisti de escrever.
Possuí outros canais de comunicação além do blog? 
Sim! Sou a louca das redes sociais... estou em quase todas. Você pode me achar clicando nos links aqui abaixo. 

E ai curtiu? Se você tem um blog responde também e deixa o link aqui nos comentário, vou amar te conhecer um pouco mais.

Instagram  |  Fanpage  |  YouTube  |  Sua Opinião

Juh Barreto

Apaixonada por Bytes e Bits, açaí e comida japonesa. Jornalista por amor, social media por função e blogueira por vocação. Quer continuar esse papo? Me manda um email: contato.tdm@gmail.com

2 comentários:

  1. Eu tb faço assim..pego um pouco por dia para mexer no meu, assim a gente consegui ir conciliando...

    Dani Ramos
    Blog: www.donaengenhosa.com.br
    Lojinha: http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_191414409

    ResponderExcluir
  2. Que legal!!!
    Sou nova nisso de blog, comecei um há 3 anos mas desativei!!
    Gostei do q disse! nos incentiva! bjus
    depois passa no meu www.eumochileira.com

    ResponderExcluir