BLOQUEIO CRIATIVO, E AGORA?



O que fazer quando as ideias não fluem e a criatividade tira férias? Comente a primeira hastag diferentona quem nunca passou por momentos de bloqueios criativos. Calma, isso é normal e acontece com todos nós. Mas como lidar com bloqueios como esse quando a nossa principal ferramenta de trabalho é justamente a criatividade?

Não se desespere pequeno garfanhoto, tenho algumas dicas que poderão te ajudar, vamo lá:

1) ANOTE TODAS AS SUAS IDEIAS

Eu sempre costumo andar com um bloquinho e uma caneta na bolsa (mania de jornalista). Esse hábito já me salvou em diversas situações, duas delas: Quando o celular descarrega e eu estou numa aguardando numa fila de banco ou esperando por alguém atrasado, ou anotar minhas ideias, aonde quer que eu esteja, no exato momento que elas surgem. 
A dica é anote TODAS as suas ideias, não apenas as mais geniais, mas todas. Pode ser que relendo suas anotações, aquela ideia que nem parecia tão legal ganhe novos elementos que a façam ser a ideia da sua vida.

2) TENHA UM BANCO DE IDEIAS

Sim, é normal que em alguns momentos da vida estejamos com a cabeça borbulhando de ideias geniais e em outros não conseguimos pensar em absolutamente nada. Por isso é essencial manter sempre um banco de ideias, seja ele numa agenda, num caderninho separado só pra isso ou num arquivo na nuvem. Mas uma dica importante, concentre TODAS AS SUAS IDEAS em um só lugar, isso vai impedir que você acabe perdendo suas ideias espalhadas por ai.

3) VISITE SEUS POSTS ANTIGOS

Comigo não são raras as vezes que começo um projeto e depois descontinuo sem dar nenhuma explicação. (Não pegue isso como exemplo e sempre termine aquilo que começou!) 
No blog também já aconteceram ideias de posts que tinham tudo para ter continuidade no entanto não teve. Rever seu arquivo de posts pode servir como uma ótima fonte de inspiração para novos conteúdos, ou quem sabe a continuação de algo que se perdeu no feed.

4) VISITE OUTROS BLOGS
Esse é um hábito que deveria ser permanente na vida de qualquer criador de conteúdo. Afinal, foi assim que a blogosfera surgiu, como uma grande comunidade e era justamente isso que fazia do ato de blogar uma atividade tão prazerosa.
Além disso, observar quais os temas que estão em evidência, o que você poderia acrescentar no post publicado por colega A ou B, com certeza isso poderá te render bons conteúdos.
PS. NÃO COMETA PLÁGIO!!! Além de ser uma baita sacanagem com quem se dedicou para criar um conteúdo original, os algorítimos de busca do Google penalizam conteúdos duplicados, então, além de esta acrescentando mais uma estrelinha no nível de mal caráter, seu conteúdo estará mal posicionado nas buscas e de quem você copiou também.

5) MANTENHA-SE BEM INFORMADA
Datas comemorativas, notícias recentes, o top trends do Twitter... tudo isso pode gerar ideias interessantes para seus posts. Assim como jornalista, o criador de conteúdo precisa se manter antenado com tudo que lhe cerca, porque TUDO (sim, eu disse TUDO) pode acabar se tornando um bom conteúdo.

Se mesmo seguindo essas dicas você ainda precisa de uma LUZ extra, no próximo post vou deixar aqui algumas sugestões de posts pra você recorrer em tempos difíceis.

Nos vemos na próxima quinta? Te espero hein!!! 



Instagram  |  Fanpage  |  YouTube  |  Sua Opinião

Juh Barreto

Apaixonada por Bytes e Bits, açaí e comida japonesa. Jornalista por amor, social media por função e blogueira por vocação. Quer continuar esse papo? Me manda um email: contato.tdm@gmail.com

Um comentário:

  1. eita que quando trava aqui, trava tudo de vez kkk mas eu tento não forçar a barra pq acho que é pior. Essas ideias são ótimas, eu sempre anoto tudo, sou o louco dos blocos, das canetas kk. falo para meus amigos que se eu não anotei é pq ou não é importante ou pq não sabia kkk pra não correr o risco, anoto tudo. kk

    Abraços Ju.
    www.oquefaltou.com

    ResponderExcluir