31 de agosto de 2019

Estratégia de marketing digital: por onde começar?


Já não é novidade que o mundo é digital. Nosso dia a dia, lazer, comunicação, trabalho, tudo converge para os serviços online. Por isso é tão difícil imaginar nossas vidas fora dessa atmosfera cibernética, que seja por um dia.

Mas antes de sair criando perfis em todas as redes sociais é necessário conhecer cada plataforma e definir qual o objetivo da empresa ao utiliza-las.

O ingresso a uma rede social de forma descuidada e impensada não apenas demonstra imprudência, como pode gerar sérias consequências para a imagem e o futuro de uma marca.

Pra início de conversa, algumas questões importantes a se pensar:

- Tenha claro quais são os seus interesses em cada plataforma.

Embora possa parecer que produzir conteúdo para as redes sociais seja algo simples e/ou que o mesmo conteúdo produzido para uma plaraforma possa ser reutilizado em outras esta é uma falsa ideia, que pode manchar sua imagem na rede e prejudicar suas ações de marketing. 

É preciso entender que cada plataforma - ai me refiro a Facebook, Twitter, Instagram... - possuem perfis destintos, um "modus operandi" e características próprias. Não tenha dúvidas, seus clientes/seguidores perceberão se você estiver utilizando a mesma forma de bolo para fazer empadas. 

- Identifique quem é o seu público-alvo.

Saber pra quem se fala é fundamental. Mas quando o assunto é produção de conteúdo para as redes sociais descobrir quem é o seu público, quais redes eles utilizam e o que eles buscam nesses espaços torna-se essencial, ou correrá o risco de ficar falando sozinho.

- Estude seus concorrentes.

A arte da observação sempre nos ensina e nas redes sociais isso não é diferente. Observar o que seus concorrentes tem feito nas redes sociais é uma ótima maneira de analisar acertos, mas principalmente erros que poderiam ser futuramente cometidos por sua empresa.

Além disso, conhecer os pontos fortes e fracos do mercado atuante nos desperta a ter novas boas ideias.

- Seja criativo, mas tenha seus passos cuidadosamente calculados.

Não se engane, o humor não é a fórmula mágica da internet. Em alguns casos pode sim funcionar - e taí a prefeitura de Curitiba para comprovar -, mas há exceções. 

Na produção de conteúdo é importante manter o perfil da empresa, para não vender algo que não a representa. Entretanto, fuja da pomposa formalidade e deixe o "Caro cliente" para os emails e chamadas eletrônicas do SAC tradicional.

(E se você é empresário, separei um bônus pra você.)

- Não faça nada sozinho.

A facilidade do gerencialmente de uma rede social pode parecer simples demais para demandar profissionais para tal função, mas acredite: não é!

Contar com a consultória ou a gerência de profissionais especializados no assunto é fundamental para evitar deslizes que podem custar o futuro da sua empresa. Na dúvida, não se arrisque!

Obviamente o marketing digital não se esgota nesses 5 passos, mas isso nós veremos ao decorrer desse blog. Aguardem, e confiem!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato






PARCEIROS


INSTAGRAM